quarta-feira, 13 de junho de 2012

CONVITE - ENCONTRO ESTADUAL LUTAS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL




CONVITE
Convidamos todos e todas para participarem do Encontro Estadual Lutas Sociais e Controle Social que será realizado no dia 14 de Junho (quinta-feira), no Auditório do CSAU, na Universidade Federal de Alagoas – UFAL (Campus A.C. Simões, Tabuleiro do Martins), das 09 às 16hAcesso livre e gratuito.
Este Encontro que têm como objetivosfortalecer as lutas sociais para a efetivação dos direitos e do controle social no estado de Alagoas, e articular forças sociais - representantes de Movimentos Sociais e dos Conselhos Municipais de Saúde, de Assistência Social, de Educação e de Direito da Criança e do Adolescente – em torno de uma agenda de lutas para a efetivação dos direitos sociais e do controle social.
 O Encontro Estadual acontece depois da realização das 10 oficinas nos municípios polos de Alagoas, em que trocamos experiências, expressamos o porquê de nossas lutas e a direção das mesmas.
Contamos com a importante presença de todas e todos interessadas/os, estudantes, militantes dos Movimentos Sociais e Conselheiros e Conselheiras dos segmentos de Usuários e de Trabalhadores.
Informamos que, no local, haverá almoço gratuito para os representantes de movimentos sociais presentes.
Maiores informações: http://lutassociaisal.blogspot.com.br/ e-mail:lutassociais.al@hotmail.com, ou pelos telefones: (82) 3214-1230 Grupo de Pesquisa; (82)9624-9457 Max; (82)9667-2828 Sandra.
Terra do sol, liberdade e ouro
há de haver aqui, vamos desbravar.
Terra de sal, caminhos de gente
berço de manhãs, muita alegria ainda nascerá aqui [...]
E olha que esse tempo vem,
de uma cor vermelha cor do coração
Seremos um só povo um só mutirão
Teremos terra e trigo sorrisos e canções[...]
E ouça lá companheiro e amigo, não espera vem,
já se toca o sino, já se entoam tantos hinos.
Música Canto do chão
(Chico Elpídio, Edson Bezerra e César Rodrigues)
Saudações Fraternas,
Mª Valéria C. Correia
p/FACOND e Fórum em Defesa do SUS


PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO ESTADUAL DO PROJETO: LUTAS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL EM ALAGOAS
MANHÃ
08h00min ÀS 09h30min – CREDENCIAMENTO (VÍDEOS E MÚSICAS)
09h30min - ABERTURA:
·         Momento musical (músicas em CD e ao vivo com Sandra Barbosa)
·         Boas vindas, apresentação dos objetivos, dinâmica de trabalho e das regiões presentes, com prof.ª Valéria Correia (FSSO/UFAL).
·         Apresentação do vídeo: lutas sociais em alagoas. (produzido por Clara e Ewerton)
10h30min – MESA REDONDA: CONJUNTURA BRASILEIRA E ALAGOANA, LUTAS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL
Coordenação da Mesa: Flávia Melro (SMS/Maceió) e Inês Santos (NUSP/UFAL)
Expositores:
·         Profº.  JOSÉ MENEZES (Observatório de Políticas públicas da UFMA/ Pós-doutorando em Economia)
·         Profº. CÍCERO ALBUQUERQUE (Profº Unidade Acadêmica de Palmeira dos Índios/Campus Arapiraca, e Doutorando em Sociologia)
·         Prof.ª MARGARETE CAVALCANTE (Profª da Faculdade de Serviço Social/UFAL e Doutora em Serv. Social pela UFPE)
12h00min – PLENÁRIA DE DEBATES
13h00min – ALMOÇO
TARDE
14h00min – ACOLHIMENTO:
·         Música ao vivo com Sandra Barbosa
·         Apresentação do vídeo: Lutas na Saúde
PLENÁRIA FINAL
FACILITADORAS: Quitéria Ferreira (SMS/Maceió) e Silvana Márcia (Profª Drª de Serviço Social da Unidade Acadêmica de Palmeira dos Índios/Campus Arapiraca)
14h20min - APRESENTAÇÃO DA LINHA DO TEMPO POR REGIÃO: LUTAS SOCIAIS EM ALAGOAS
15h30minh – PLENÁRIA DE DISCUSSÃO E ENCAMINHAMENTOS.
16h00min – LANÇAMENTO DO OBSERVATÓRIO: LUTAS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL EM ALAGOAS.
16h30min – CIRANDA DA FORÇA DO POVO (MÚSICA EM CD E AO VIVO COM SANDRA BARBOSA).

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CONVITE - III SEMINÁRIO DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE



CONVITE

Depois da realização das 10 oficinas nos municípios polos de Alagoas, em que trocamos experiências, expressamos o porquê de nossas lutas e a direção das mesmas, o Grupo de Pesquisa e Extensão “Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais”, em nome do FACOND – Fórum Alagoano de Conselhos de Direitos e do Fórum em Defesa do SUS, está convidando todos e todas que participaram das “Oficinas Lutas Sociais e Controle Social” para o III SEMINÁRIO DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE que será realizado nos dias 07 a 09 de Junho, no Auditório da Reitoria e FAMED da Universidade Federal de Alagoas – UFAL (Campus A.C. Simões, Tabuleiro do Martins), a partir das 09 horas. Segue programação em anexo.
Este grande evento terá como objetivo aprofundar o debate referente à defesa da saúde pública estatal, e construir uma agenda que servirá de referência para as lutas da Frente Nacional e dos Fóruns de Saúde.
         Contamos com a presença de todos/as, conselheiros/as, sindicalistas, estudantes e militantes dos movimentos sociais.
Quem se interessar em participar, mande um e-mail confirmando a presença com o nome, Entidade que representa, RG, Endereço e e-mail, para o E-mail: lutassociais.al@hotmail.com ou telefone para (82) 3214-1230.
Saudações Fraternas,
Mª Valéria C. Correia
FACOND e Fórum em Defesa do SUS

Fotos da OFICINA realizada em Delmiro Gouveia







Fotos da OFICINA realizada em São Miguel






Fotos da OFICINIA realizada em Viçosa.









Coronéis do agreste de Alagoas aprisionam três Sem Terra

Na tarde do último domingo (01), os agricultores José Bigail (Dandara), Antônio Francisco e Wemerson Balbino, que vivem no acampamento Rosa Luxemburgo em Girau do Ponciano (AL), foram abordados e levados pela polícia, sob acusação de um fazendeiro que os associou a uma suposta queimada criminosa. Os trabalhadores voltavam a pé de uma confraternização no povoado Bacural quando foram acusados pelo vereador de Jaramataia Rubens Barbosa Rodrigues (PSDB), o "Rubinho", de atearem fogo em um terreno na região.

Uma faixa de terra de cerca de 30 metros rente à AL-220, pertencente a um assentamento criado pelo Banco da Terra, foi consumida pelo fogo no último domingo. O fazendeiro e representante do poder público Rubens Barbosa Rodrigues alega ter sido vítima de um incêndio criminoso em suas terras na última sexta-feira (30/12), distante cerca de cem metros do foco encontrado no domingo. Ironicamente, houve prisão “em flagrante” dos camponeses com base em duas testemunhas trazidas pelo acusador.

Os agricultores detidos relatam que o fazendeiro já vinha em busca de três homens naquele dia, um deles vestido com uma camisa amarela. Na delegacia, acusador e testemunhas mudaram de versão e identificaram os três Sem Terra como incendiários, mesmo sem nenhum deles usar camisa desta cor. O morador do lote atingido pelo incêndio do último domingo, José Honório, por sua vez, não manifestou qualquer queixa e não pretende se envolver no caso criado pelo vereador de Jaramataia. Dandara afirma: “somos inocentes!”.

Na volta de uma confraternização no primeiro dia do ano, os Sem Terra foram surpreendidos por uma abordagem truculenta da polícia. “Estávamos no lugar errado, na hora errada”, afirmou Wemerson. Segundo os detidos, os policiais, junto com o fazendeiro, chegaram aos gritos dizendo “deita no chão 'camboi' de vagabundo”, ao mesmo tempo em que os questionavam o porquê de terem feito aquilo – até de ladrão chamaram. Em condições humilhantes, os camponeses ficaram deitados por mais de 20 minutos, negando a participação em qualquer ocorrido.

A delegacia de Girau do Ponciano recebeu o caso e prontamente encaminhou a detenção dos três acusados. Quatro dias depois da detenção indevida dos agricultores, entretanto, a mesma delegacia ágil em dar procedimento à prisão ainda não encaminhou à justiça o caso, impedindo momentaneamente os Sem Terra até da possibilidade de um habeas corpus. “Há registro na polícia, mas para a justiça essa prisão ainda nem existe”, afirmou o advogado envolvido, que estuda um pedido de relaxamento de prisão em caráter emergencial.

Todos os abusos e desrespeitos aos direitos humanos relatados até aqui materializam uma visão secular da elite fundiária de Alagoas, que lega aos pobres o trato quase animalesco, ranço de uma tradição escravista que durou 4 dos 5 séculos da nossa História, separando com grande contraste senhores e cativos. Preconceito atualizado em nosso tempo quando direcionado ao povo Sem Terra, obrigado a lutar pela terra usurpada de suas gerações por séculos.

A tradição coronelista de cem anos atrás inspira os novos coronéis que se valem de abusos econômicos (diretamente ligados à posse da terra) e promiscuamente se escondem por trás da couraça dos mandatos eletivos, desta vez o de vereador. Perpetuam a truculência do crime de mando, da pistolagem, da coerção física, da compra dos poderes – relatos que assustam os menos avisados. Ao invés de propor alternativas concretas para o desenvolvimento agrário do seu município (Jaramataia), onde também há acampamentos, cumpre função inversa.

5 de janeiro de 2012

Por Rafael Soriano
Da Página do MST



Fonte: http://www.mst.org.br/Coroneis-do-agreste-de-Alagoas-aprisionam-tres-Sem-Terra